Quem Sou

Ciao,

 

Pra você que não me conhece, sou Yara Batassa, professora do Ensino Fundamental I, intérprete, tradutora e professora particular de italiano com mais de 15 anos de experiência.  Sou apaixonada pela Itália, pela sua língua, sua cultura, suas tradições, a arte e seus artistas únicos no mundo, pela gente italiana e vou te contar um pouco da minha história.

Meus pais vieram para o Brasil logo após se casarem, eu e meus irmãos somos a primeira geração de brasileiros da família.

Desde muito pequena minha relação com a Itália foi sempre muito forte.

O italiano foi minha primeira língua, pois minha mãe não falava uma palavra de português, a comunicação em casa foi sempre nesse idioma. Só fui aprender o português “como se deve” na escola aos 5 anos de idade.

Tenho muitas recordações da minha infância…

Lembro das cartas que minha mãe escrevia aos meus avós, tios e demais parentes onde ela me ensinou a escrever as primeiras palavras em italiano tipo “baci e abbraccio affettuosi” e eu sempre perguntava se “abbraccio” era com dois “bês”, “affettuosi” com dosi “tês”…

Lembro dela e do meu nonno Luigi (seu pai que viveu conosco por alguns anos aqui no Brasil) lendo o livro italiano do Pinocchio antes de eu dormir… Tenho esse livro até hoje e é lindo!!!

Lembro de estar no colo dele, sentado na poltrona da sala, perguntando porque ele era careca e a resposta que ele me deu, hoje, me faz rir muito porque eu enquanto criança acreditava piamente no que ele me contou; lembro de estarmos sentados na sala de jantar com ele me convidando para comer queijo; lembro dos almoços de família aos domingos na casa da nonna Margherita (mãe do meu pai que se mudou para o Brasil com meu nonno e meus dois tios) com a “pasta fatta in casa”, as crianças brincando em volta da mesa enquanto os adultos continuavam sentados conversando, contando piadas (attenti ai bambini! – vinha uma voz lá da cozinha), discutindo, rindo, ouvindo os discos 78 rotações trazidos da Itália e chorando de saudades… (na época eu não entendia porque choravam…).

A música! Ah! A música italiana! Existe música mais linda e romântica do que essa?

Cresci ouvindo “O sole mio!”, “Torna Sorriento”, Funiculì Funiculà”,” Mazzolin di Fiori”, Sergio Endrigo, Domenico Modugno, Nico Fidenco, Gianni Morandi e tantos outros!

A primeira vez que fui à Itália eu tinha 11 anos e me lembro como se fosse hoje! Quando desci do avião a sensação que eu tive é de que estava voltando para um lugar conhecido; na época eu não sabia definir o que era. Eu me sentia feliz e em casa, como me sinto até hoje quando volto pra lá.

Conheci minha nonna Paola (mãe da minha mãe, chic, cheirosa, elegante!) à qual tinha escrito tantas cartinhas…

Foi a primeira vez que vi Roma, linda, com seus monumentos, suas praças, o Coliseu, o Vaticano, a Piazza di Spagna com a escadaria de Trinità dei Monti toda florida!

Pois bem, o tempo foi passando e em 2004 resolvi me dedicar somente ao ensino do italiano, minha grande paixão.

Hoje estou aqui dando os primeiros passos no meu site (afinal tenho que acompanhar a tecnologia!!!) no qual pretendo compartilhar com você um pouco do que aprendi sobre a Itália e sua cultura, assim como curiosidades, lendas e história, culinária e músicas, dicas de sites, jornais e revistas, estudo da língua, enfim, um pouco de tudo na tentativa de transmitir à você a beleza, o amor e o calor humano dessa gente simpática, extrovertida e alegre que fala alto e com as mãos.

Ensinar você sobre essa terra única no mundo que é um museu a céu aberto, considerada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade com 25% da arte do mundo em seu território, pois onde quer que você vá, lá estão as ruínas de uma cidade antiga, de uma arena, de um “acquedotto” romano, povo este que um dia conquistou o mundo com seu Império.

O italiano faz parte do meu dia a dia e tenho prazer em dividir esse conhecimento. A minha paixão pode ser a sua paixão!

Entre em contato comigo por meio deste site, do meu blog, telefone e email.

Ti aspetto!

Un bacio e un abbraccio.

Preciso de ajuda? Converse conosco